A variedade de estilos de cerveja é muito ampla e aumentou ainda mais com o surgimento de muitas cervejarias artesanais no Brasil, reinventando a cerveja e permitindo que todos redescubram o seu tipo ou tipos preferidos.
Para se ter uma ideia, o número de cervejarias registradas no país em 2020, teve um aumento de 14,4%, De acordo com números divulgados peço Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, existem hoje cerca de 1.500 cervejarias registradas no Brasil.
Portanto, se você já se sentiu um pouco perdido em uma cervejaria ou diante da prateleira de cervejas especiais de um supermercado ao descobrir uma grande variedade de estilos, este artigo vai te ajudar a se situar.
Como distinguir os tipos de cerveja
Há quem prefira distinguir pelas cores. Cerveja branca, cerveja escura, âmbar ou loira, e às vezes até cerveja vermelha ou cerveja preta. Porém, essa classificação é um tanto quanto limitada e pode agrupar cervejas muito diferentes na mesma cor. Uma lager, por exemplo, pode representar uma pilsner, produzida em baixa fermentação e, portanto, bastante leve e espumante. Mas poderia muito bem ser uma cerveja do tipo ale, produzida com alta fermentação e bastante lupulada. Duas cervejas que mais ou menos nada têm a ver uma com a cor da outra.
Sem falar das cervejas escuras que vão desde a defumada até a Black IPA. Por isso, decidimos manter a simplicidade e agrupá-las em estilos de cerveja por forma de fermentação. Confira os principais tipos:
Ale
Tipo mais antigo que se tem notícia, a Ale é uma categoria geral de cerveja: você encontrará subcategorias como escuras ou brancas. O que diferencia essa categoria – e a torna acessível aos cervejeiros caseiros – é a fermentação em alta temperatura por um período relativamente curto. No processo de fabricação da Ale, os cervejeiros introduzem leveduras de alta fermentação que fermentam no topo da cerveja. O processo de fermentação transforma o que de outra forma seria cevada e chá de malte em uma bebida alcoólica.
Lager
As cervejas Lager são um estilo mais recente com duas diferenças principais da Ale: fermentam por muito tempo em baixa temperatura e dependem de leveduras de baixa fermentação, que afundam no tanque de fermentação para fazer sua mágica.
As Lager são comuns em países europeus, incluindo República Tcheca, Alemanha e Holanda, bem como no Canadá, onde representam mais da metade do total das vendas de cerveja.
Pilsner
Uma subespécie da Lager, Pilsner se distingue por sua água, que varia do neutro ao calcário. Está entre as lagers mais lupuladas e geralmente tem um sabor seco e ligeiramente amargo. Sua cor dourada clara e corpo límpido fazem da Pilsner uma cerveja popular no verão.
Porter
Tipo de cerveja conhecida por sua cor preta escura com aroma e notas de malte torrado. A Porter pode ser frutada ou seca e isso é determinado pela variedade de malte torrado usado no processo de fabricação da cerveja.
Stout
Cerveja torrada escura, a Stout tem um sabor menos doce do que Porter e, geralmente, tem um gosto amargo de café, proveniente da cevada torrada não maltada que é adicionada à mistura. É caracterizada por uma espuma espessa e cremosa. A Guinness irlandesa é provavelmente uma das Stouts mais famosas do mundo.
Pale Ale
Cervejas inglesas, conhecidas por sua cor cobre e perfume frutado. Não se deixe enganar pelo nome: essas cervejas são fortes o suficiente para combinar com comida picante.
India Pale Ale
Originalmente, India Pale Ale, ou IPA, era uma pale ale britânica produzida com lúpulo adicional. Os altos níveis desse agente amargo tornaram a cerveja estável o suficiente para resistir à longa viagem de barco para a Índia sem estragar. A dose extra de lúpulo confere seu sabor amargo. Dependendo do estilo de lúpulo usado, podem ter sabores cítricos frutados ou um sabor de resina e pinho.
Weiss
Composta por 30 a 70% de malte de trigo, a cerveja de trigo é caracterizada por aromas muito pronunciados, sabor picante e por vezes de cor turva. Também é mais espumante do que outros estilos de cerveja. Quer se trate de blanche, witbier, weisse, weissbier ou weizen, é uma cerveja “viva”, carregada com bolhas muito finas e delicadamente cremosa.
Já escolheu o seu tipo preferido de cerveja artesanal?
Então é hora de acessar o site da Maryland Decor para escolher os acessórios perfeitos para uma boa degustação de cervejas artesanais com saborosos petiscos. Que delícia, hein! Bom apetite!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho